Data: 20-08-2021

No dia 20/08/21 reuniram-se na sede das Unidades de Acolhimento Institucional “Casa Lar” e “Casa Abrigo” as equipes técnicas, coordenação, referência técnica e presidência da FCAA para apresentação de mais um trabalho para capacitação dos profissionais da instituição.
Há uma demanda antiga sobre os comportamentos de crianças e adolescentes no acolhimento e a forma de lidar com isso pelos educadores. Educar é uma tarefa complexa que exige preparação e vocação para executá-la.
Quando uma criança e/ou adolescente tem algum direito violado e precisa ir para o Acolhimento Institucional ou familiar, a intenção é que sejam preservados e garantidos os seus direitos fundamentais. Chegam, em sua maioria, com dificuldades escolares e de comportamento, falta de rotina e limites, medos, traumas, transtornos, fugas, entres outros, e precisam ser acolhidos, protegidos e estimulados a uma vida saudável.
A Terapeuta Ocupacional, Sra. Cristiane Silveira Oliveira, apresentou proposta sobre o Applied Behavior Analysis (ABA) ou traduzindo Análise Comportamental Aplicada. A análise comportamental aplicada é uma ciência cujas intervenções derivam dos princípios do comportamento e possui como objetivo aprimorar comportamentos socialmente relevantes por meio de um trabalho com protocolos, manejo de comportamentos, potencialização de habilidades e plano terapêutico.
Essa ação dá continuidade ao processo de educação permanente dos profissionais do acolhimento e tem por objetivo contribuir para a preparação dessas crianças e adolescentes seja para retorno a família de origem e/ou extensa, para preparo a família em adoção e/ou para construção de autonomia para a vida adulta. 
A educação permanente é imprescindível para qualidade dos serviços e a FCAA prima pelo melhor atendimento e a qualidade dos serviços.
Taciana Almeida, presidente da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá relata que “precisamos entender os comportamentos de nossas crianças e adolescentes para atuar da melhor forma possível com esse público e esse método possibilita entender acontecimentos, antecipar crises e conflitos e amenizar o sofrimento trazido por suas histórias de vida tão complexas”.