Data: 30-07-2021

Na última semana de julho, dos dias 26 a 30/07/21, foi iniciado o processo de inserção de crianças e adolescentes em 09 famílias acolhedoras. O Projeto Refazendo Sonhos foi apresentado pela FCAA, em janeiro deste ano, ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá (CMDCA) para custeio de um ano com recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA). O Projeto Refazendo Sonhos é uma proposta de atendimento complementar ao acolhimento institucional, enquadrando-se na modalidade de Acolhimento Familiar no SUAS – Sistema Único de Assistência Social: “Família Acolhedora”.
Esse projeto tem por objetivo promover acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastadas temporariamente de sua família de origem, com vistas ao retorno familiar (à família de origem, nuclear ou extensa) ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta.
Com isso, foram inseridas 03 crianças e 06 adolescentes em 09 famílias já habilitadas ao trabalho.
Taciana Almeida, presidente da FCAA, relata que essas famílias são acompanhadas de perto por nossa equipe técnica composta por assistente social, psicólogo, pedagoga e advogado para que eles tenham todo suporte necessário ao trabalho realizado. Além disso, são realizadas reuniões mensais temáticas para que as famílias sejam capacitadas permanentemente e tirem suas dúvidas em qualquer dificuldade. “(...) foi sem dúvida, uma semana emocionante para todos nós”.