Data: 05-01-2022

A Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá (FCAA), regida pela Lei nº 7.701/2021 e responsável pela gestão de duas modalidades de acolhimento, tem por objetivo o acolhimento provisório de crianças e adolescentes (de 0 a 18 anos, de ambos os sexos) afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva de acolhimento institucional (Abrigo e Casa Lar) ou acolhimento familiar (Projeto Refazendo Sonhos – Família acolhedora).

Taciana Almeida, Presidente da FCAA, explica que Araxá dispõe de 40 vagas no acolhimento institucional e 15 famílias habilitadas para o acolhimento familiar, sendo hoje 35 vagas ocupadas, Unidade de Acolhimento Institucional Casa Lar: 12, Unidade de Acolhimento Institucional Casa Abrigo: 06 e Família Acolhedora: 17.

A FCAA trabalha em parceria com a rede de proteção: Promotoria da Infância e Juventude, Vara de Infância e Juventude, Secretarias Municipais, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Grupo de Apoio à Adoção - GAA, Conselhos Municipais, Conselho Tutelar, e outros para melhor atender a demanda apresentada.

“Nos casos de acolhimento, as equipes recebem essas crianças e adolescentes buscando o retorno para família de origem por meio de um trabalho interdisciplinar e, em último caso, caso não seja possível o retorno, é indicada a propositura de Ação de Destituição do Poder Familiar pelo Ministério Público e encaminhamento para adoção, caso o Juiz entenda cabível”, afirma Taciana Almeida.

As equipes técnicas são compostas por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, enfermeiros e advogados que atuam com as famílias de origem com vistas ao retorno familiar, com as famílias adotivas no processo de adoção e com o restante da equipe de trabalho (coordenação das unidades de acolhimento, educadores sociais, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativo, motoristas e supervisão) com vistas à orientação e trabalho conjunto.

No ano de 2021, começamos com 12 acolhidos (CASA LAR) 11 acolhidos (CASA ABRIGO) e no decorrer de 12 meses recebemos 91 crianças e adolescentes no acolhimento institucional e familiar.

DADOS DE 2021

UNIDADE DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL “CASA LAR”

UNIDADE DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL “CASA ABRIGO”

PROJETO REFAZENDO SONHOS “FAMÍLIA ACOLHEDORA”

NÚMERO DE ACOLHIDOS

NÚMERO DE ACOLHIDOS REINTEGRADOS ÀS FAMÍLIAS DE ORIGEM

NÚMERO DE ACOLHIDOS REINTEGRADOS ÀS FAMÍLIAS EXTENSAS (PARENTES)

NÚMERO DE ACOLHIDOS ADOTADOS (FAMÍLIA SUBSTITUTA)

NÚMERO DE ACOLHIDOS QUE DEIXARAM A INSTITUIÇÃO PELA MAIORIDADE

NÚMERO DE ACOLHIDOS DIRECIONADOS À FAMÍLIA ACOLHEDORA

--

NÚMERO DE ACOLHIDOS QUE  RETORNARAM AO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DA FAMÍLIA ACOLHEDORA

TOTAL DE ACOLHIDOS EM DEZEMBRO/2021

NÚMERO DE ACOLHIDOS QUE FORAM ADOTADOS EM 2021 POR ESTADO

UNIDADE CASA LAR (10)

UNIDADE CASA ABRIGO (07)

MINAS GERAIS

PARANÁ

--

Trabalhar com crianças e adolescentes já é um desafio, mas quando lidamos diretamente com crianças e adolescentes com os direitos violados e em sofrimento, temos um desafio ainda maior. Nestes doze meses de gestão tentamos ao máximo melhorar a qualidade do atendimento ofertado a essas crianças e adolescentes por meio de capacitação profissional, formação continuada, inserção em atividades físicas, pedagógicas, atendimento psicológico, humanização do atendimento, implantação da modalidade Família Acolhedora, mudança na Lei Municipal da FCAA, articulação com a rede municipal, captação de voluntários e padrinhos afetivos, dentre outros. Houve, ainda, a transferência do Centro de Reeducação do Adolescente - CERAD ao Estado de Minas Gerais e várias ações em conjunto com as demais secretarias municipais. Fechamos o ano com saldo positivo no planejamento e execução das ações, afirma a presidente da FCAA.

Informações adicionais:

• São 07 crianças e adolescentes que estão em processo de estágio de convivência com vistas à adoção e que a DPF (Destituição do poder familiar) não está concluída;
  • São 09 adolescentes (12 a 18 anos) com a DPF (Destituição do poder familiar) concluída, que estão aguardando casal para adoção.

Adoção (2021):

Número de casais em processo de habilitação

Número de casais habilitados

Perfil desejado pelos casais habilitados:

Idade: 0 a 1 ano

02 casais

Idade: 0 a 2 anos

05 casais

Idade: 2 a 4 anos

Idade: 0 a 3 anos

07 casais

Idade: 0 a 4 anos

Idade: 0 a 5 anos

Idade: 0 a 6 anos

02 casais

Idade: 0 a 10 anos

03 casais

Perfil de acordo com a cor:

Indiferentes: 08 casais;

Pardos: 06 casais;

Pretos: 03 casais;

Brancos: 05 casais.

Perfil de acordo com o sexo:

Indiferente: 12 casais;

Feminino: 08 casais;

Masculino: 02 casais.

04 casais aceitam grupo de irmãos.