Data: 25-06-2021

Nessa semana, dos dias 23 a 25/06/21, ocorreu na sede da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá (FCAA) a entrega dos Certificados de Habilitação de 10 famílias acolhedoras. O Projeto Refazendo Sonhos foi apresentado pela FCAA, em janeiro deste ano, ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá (CMDCA) para custeio de um ano com recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA). O Projeto Refazendo Sonhos é uma proposta de atendimento complementar ao acolhimento institucional, enquadrando-se na modalidade de Acolhimento Familiar no SUAS – Sistema Único de Assistência Social: “Família Acolhedora”.
Esse projeto tem por objetivo promover acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastadas temporariamente de sua família de origem, com vistas ao retorno familiar (à família de origem, nuclear ou extensa) ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta.
Com isso, disponibilizaremos 40 vagas para o acolhimento institucional e 20 vagas para o acolhimento familiar.
Com relação ao trabalho com as famílias candidatas ao acolhimento familiar, realizamos 15 inscrições, disponibilizamos capacitação de 12 horas e, até o momento, habilitamos 10 famílias.
Taciana Almeida, presidente da FCAA, relata a importância desse momento para toda a rede de proteção para a garantia da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes acolhidos.