Data: 03-10-2023

A Prefeitura de Araxá realizou o repasse de R$ 2.252.650,31, do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), para nove entidades da Rede de Atendimento a Crianças e Adolescentes, nesta segunda-feira (2) O recurso, oriundo de incentivo fiscal via CBMM, foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá (CMDCA).

Estiveram presentes na reunião, o prefeito Robson Magela; o presidente da Câmara Municipal, Bosco Júnior; a promotora de Justiça curadora da Infância e Juventude, Mara Lúcia Silva Dourado; o juiz de Direito da Infância e Juventude, Dimas Ramon Esper; o representante da CBMM, Álvaro Rezende; o presidente do CMDCA, Juliano Rezende; o secretário municipal de Ação Social, Wagner Cruz;  a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Taciana Almeida, os vereadores Evaldo do Ferrocarril, Raphael Rios, Alexandre dos Irmãos Paula e Dirley da Escolinha, e representantes das entidades beneficiadas.

O prefeito Robson Magela destaca a importância da parceria com a empresa CBMM para a manutenção de projetos sociais desenvolvidos pelo Terceiro Setor ao público infantojuvenil.

"Essas entidades fazem um trabalho fantástico em nosso município, e esse recurso é muito bem investido em projetos de diversas áreas trabalhadas para a criança e o adolescente”, reitera o prefeito.

De acordo com Taciana Almeida, é importante enaltecer a relevância de todas as atividades oferecidas pelos projetos contemplados, que “promovem o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes por meio do esporte, lazer, atividades pedagógicas e acompanhamentos diversos”, e agem em caráter preventivo, fortalecendo a autonomia e gerando empoderamento desse público.

Toda atividade de fortalecimento da infância e juventude traz reflexos positivos no que se refere ao serviço público executado pela FCAA – Fundação da criança e do adolescente de Araxá.

O presidente do CMDCA, Juliano Rezende, destaca a importância do repasse para as entidades. “O recurso vem para contribuir com o Terceiro Setor em busca de melhorias para as crianças e adolescentes. As instituições de Araxá atendem, em média, 100 a 200 crianças cada, e por isso o recurso vem para auxiliar as entidades a continuar oferecendo um serviço de qualidade em nossa cidade”, afirma.

Representando a Associação de Equoterapia Prosseguir de Araxá, o presidente Mário César Alves, afirma que o recurso possibilita o atendimento de cerca de 200 crianças. “Muitas famílias só têm essa assistência prestada pela equoterapia. O projeto faz muita diferença na vida dessas crianças e ficamos muito felizes com esse apoio”, reforça.

Entidades contempladas
1. Instituto Apreender de Tecnologia, Educação, Empreendedorismo, Saúde e Ação Social
2. Associação Aquecendo Vidas
Valor: R$ 249.775,44