Data: 17-03-2023

Encerrou-se, na sexta-feira, dia 17 de março, o quarto dia da capacitação introdutória aos candidatos aprovados no mais recente concurso público realizado pela Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá.

Durante uma semana, os servidores participaram de palestras, debates, rodas de conversa e dinâmicas; a eles foram oferecidas experiências práticas e várias vivências voltadas para a área de trabalho da Fundação.

Taciana Almeida, Presidente da FCAA, esclareceu que o objetivo principal da Fundação foi garantir que esses candidatos aprovados ingressem no serviço público com conhecimento sobre a área de trabalho. “O serviço na área da infância e juventude tem características específicas, e a nós da Fundação se afigurou importante que essas características fossem de conhecimento dos novos servidores antes do ingresso no serviço. Os ensinamentos teóricos e práticos certamente impactarão diretamente na qualidade do serviço ofertado”.

Além de serem capacitados, os candidatos tiveram a oportunidade de conhecer a Promotora de Justiça e o Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude da comarca de Araxá, Doutora Mara Lúcia Silva Dourado e Doutor Dimas Ramon Esper, ambos atuantes na seara da infância e juventude, além da psicóloga judicial, Sheyla Suzy Martins e Paiva Alves. Foi ofertada, ainda, uma palestra com a Dra. Sheila Cardoso Rosa, psiquiatra infanto-juvenil, parceira da rede protetiva de Araxá, em que foram trazidos contextos de traumas infanto-juvenis e como atuar em momentos de crise com nosso público alvo.

“Muito importante tudo o que aconteceu até aqui”, registrou a Presidente da Fundação. “A capacitação em sua totalidade, a oportunidade aos novos servidores de conhecerem o serviço da Fundação e os servidores da entidade, e conhecerem também representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário. Que seja, como é nosso desejo e para isso trabalhamos, um importante passo na evolução do serviço público e na qualidade dos cuidados às crianças e adolescentes acolhidos”.