Data: 02-02-2023

Nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro as unidades de acolhimento infanto-juvenil da FCAA - Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá, bem como o serviço de acolhimento familiar, foram inspecionados pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Anualmente, o Ministério Público, por meio da Coordenadoria Regional das Promotorias da Infância e Juventude (CREDCA-TM/MPMG) realiza inspeção dos programas e serviços, emitindo, posteriormente, relatórios com apontamentos, sugestões e requerimentos.

Nesse ano a Presidente da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá, Taciana Pinto de Almeida, destacou dois servidores da Fundação para apoio às Equipes Técnicas e Coordenações dos serviços inspecionados. “Sabemos que os servidores ligados aos acolhimentos buscam permanentemente garantir a qualidade do serviço e que ele esteja adequado ao determinado em lei”. Para auxílio nas demandas ligadas à inspeção designei dois servidores da Fundação que, pela qualidade do trabalho e empenho, poderão contribuir para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Os servidores Valéria Pereira, Referência Técnica, e Luiz Flávio Martins, Procurador da Fundação, foram os escolhidos.

Luiz Flávio, além de auxílio prévio a todas as equipes, acompanhou a realização das inspeções, e demonstrou confiança na conquista de bons resultados: “sempre buscamos que o serviço público a cargo da Fundação funcione em consonância com os ditames legais atinentes à infância e juventude. Isso é algo permanente, e torna legítima a expectativa de que o parecer final da inspeção aponte um cenário positivo; e é preciso deixar claro que mesmo se houver a indicação de necessidade de mudanças, também isso deve ser encarado como um resultado positivo, porque será uma oportunidade de melhorar ainda mais o que é feito pela Administração Pública. As Equipes e Coordenações estão cientes de que podem contar com meu apoio para o que for necessário”.

Com o término das inspeções, a Fundação aguardará o relatório final para compartilhar o resultado com os servidores e traçar estratégias compatíveis ao que for recomendado pela CREDCA.