Data: 20-04-2023

Diálogo e reflexão como forma de estímulo e participação coletiva de todo o grupo envolvido na resolutividade dos casos mais complexos. Foi essa a estratégia da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá em buscar capacitar, de forma eficiente, os profissionais do Programa Família Acolhedora.

A capacitação aconteceu de forma presencial, em 20 de abril, e Araxá pode, mais uma vez, contar com a experiência da mestre em serviço social Neusa Cerutti, especialista em Direito da Infância e referência nacional no tema acolhimento familiar, tendo realizado mais de duzentas capacitações em 23 estados brasileiros.

O curso teve como premissa garantir um momento de criar e aprimorar as estratégias utilizadas na resolução dos casos e, por meio da escuta qualificada, permitir experiências que permitam ressignificar as situações.

O Serviço de acolhimento familiar é medida complexa e por isso exige reflexão para decisões que envolvem o presente e o futuro de crianças, adolescentes e famílias sob responsabilidade das equipes profissionais.

"Nossa intenção sempre será a qualificação dos serviços de acolhimento, como estratégia para a garantia do direito de crianças, adolescentes e jovens em situação de afastamento de suas famílias de origem", Taciana Almeida.